Turma 8º ano C

Turma 8º ano C
Turma 8º ano C

O OLFATO

Olfato
O olfato é o que nos permite perceber a presença de certas substâncias na atmosfera. Interpretamos essa sensação como os cheiros que sentimos.
O órgão do olfato é o nariz. Ele contém os receptores Olfatórios, nos quais, ao serem estimulados por certas substâncias químicas, produzem impulsos nervosos. Os receptores olfatórios estão presentes na porção superior da cavidade do nariz.


*Q uando inalamos determanida substância presente no ar as partículas gasosas dessa substância entram pelas narinas e dissolvem-se no MUCO, secreção líquida expressa produzida pelas glândulas mucosas do nariz.
A substância dissolvida estimula os receptores, que geram um impulso nervoso.
Os impulsos nervosos gerados nos receptores olfatórios são conduzidos ate determinada região do encéfalo Por meio dos nervos olfatórios. No encéfalo, as informações são interpretadas e os cheiros são identificados.
O nariz é o órgão responsável pelo olfato. No topo da cavidade nasal, há células olfatórias que captam as moléculas aromáticas (volateis) que são dissolvidas no ar.
Quando inspiramos, o ar entra nas capacidades nasais e passa pelas células olfatórias. Essas células são estimuladas pelas moléculas aromáticas e enviam impulsos para o cérebro, em que são produzidas as sensações olfatórias.
O olfato humano é bem mais sensível que a gustação e pode detectar milhares de aromas deferentes.
Enquanto comemos um alimento, moléculas que conferem sabor aos alimentos (moléculas sápidas) estimulam as papilas linguais e moléculas aromáticas atingem as células olfatórias. O gosto dos alimentos é uma combinação de sabores e aromas. Como se observa o olfato e a gustação estão muito relacionados.